Igreja mórmon admite que seu fundador teve 40 mulheres e classifica conduta como “abominável”

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como mórmon, desmentiu uma versão oficial mantida por ela mesma por quase 200 anos sobre seu fundador, Joseph Smith, e admitiu que ele se casou com 40 mulheres.
Nos últimos dois séculos a igreja mórmon divulgou a versão de que Smith era monógamo, apesar de a própria denominação aceitar, nos dias de hoje, a poligamia. Recentemente um mórmon que se casou com uma prima e duas irmãs gêmeas tornou-se notícia no mundo inteiro.
De acordo com o jornalista Eric M. Johnson, da agência de notícias Reuters, a igreja mórmon “tem tentado esclarecer certos aspectos de sua história, incluindo a poligamia praticada por Smith e Brigham Young, que ajudou a fundar a cidade de Salt Lake City, no Estado norte-americano de Utah”, onde está a sede da denominação.
Um documento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias divulgado recentemente afirma que “Joseph [Smith] teve várias esposas adicionais e autorizou outros santos dos últimos dias a praticar o casamento plural”.
O relatório sobre a poligamia divulgado pela igreja mórmon chama-se “Casamento Plural em Kirtland e Nauvoo”, e determinado trecho do texto diz “estimativas cuidadosas colocam o número [de esposas de Smith] entre 30 e 40”, incluindo uma adolescente de 14 anos e algumas mulheres que já eram casadas com membros da denominação.
As polêmicas na igreja mórmon não se resume à poligamia. No começo, mulheres tinham atuação limitada e até 1978 negros não podiam ocupar altos cargos hierárquicos. Já os homossexuais eram banidos dos cultos se fosse comprovado que tinham vida sexual ativa.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi fundada em 1830, e deixou de incentivar a poligamia em 1890, quando o governo dos Estados Unidos ameaçou destituir Utah da condição de estado caso as famílias poligâmicas continuassem se formando sem intervenção das autoridades locais, segundo informações da revista Exame.
http://noticias.gospelmais.com.br/igreja-mormon-admite-fundador-40-mulheres-72571.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUER TER MUITO MAIS INFORMACOES ? CLIQUE NO BOTAO ACOMPANHAR - CLICANDO NESSE BOTAO VOCE TERA ACESSO DIRETAMENTE AO ADMINISTRADOR DO SITE

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...